A compreensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é essencial para o estabelecimento da plena comunicação, inclusão e expressão da comunidade surda no Brasil. Visto isso, a Escola Judicial de Roraima (Ejurr) iniciou nesta segunda (03) as inscrições para o curso “Língua Brasileira de Sinais/Libras – Nível Básico”.
O professor com proficiência em Libras Maycon Kennedy abordará o conhecimento e aplicação em diversos contextos, compreendendo-a como a língua da comunidade surda do Brasil e o ensino de sua aplicação prática de forma básica e estruturada.
Serão ofertadas 100 vagas para magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras e colaboradores do TJRR. A formação será realizada entre os dias 12 de novembro a 12 de dezembro, de modo auto instrucional, no formato EaD pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ejurr.
As inscrições podem ser solicitadas pelo site da Ejurr até o dia 10 de novembro. Outras informações estão disponíveis por meio do edital.
Currículo do Instrutor
Maycon Kennedy Barbosa Moleta é graduado em Pedagogia, mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima (2025). Professor com proficiência PRO-LIBRAS para o ensino de Libras reconhecido pelo MEC. É especialista em Tradução e Interpretação no par linguístico Libras/Língua Portuguesa (2022).
Atua há mais de 15 anos no ensino da Libras, sendo intérprete credenciado no Tribunal de Justiça do Estado de Roraima e no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE. Tem como principais áreas de atuação os contextos: político, jurídico, educacional e religioso. Professor avaliador em bancas de concurso para tradutores e intérpretes de Libras no Estado de Roraima. É presidente da Associação dos Tradutores, Intérpretes e Guia intérpretes de Línguas de Sinais do Estado de Roraima (ASSOTILS-RR).
É professor, consultor e elaborador de inúmeros cursos específicos em língua de sinais Libras. Professor, formador, intérprete e palestrante em diversas instituições públicas e particulares.

A imagem mostra um homem branco, de barba, vestido com roupas pretas. Ele gesticula em Libras. Ao fundo, há uma parede em tom bege. Na parte inferior, está a logo da Escola Judicial de Roraima, Ejurr, na cor branca.




