EJURR

A Escola vai à Escola

Implementado no ano de 2019 “A Escola vai à Escola” consiste no estabelecimento de parcerias com instituições de ensino para o desenvolvimento de ações que possam melhorar a vida de jovens estudantes, numa fase de decisões importantes, como o início da vida adulta, profissionalização e entrada no mercado de trabalho.

O programa também atua como ferramenta de apoio ao docente, pois auxilia na orientação a esses alunos, oportunizando o incremento quanto à necessidade de respeito e reconhecimento de direitos e deveres, reafirmando valores éticos e morais para o exercício da cidadania plena.

Na prática, o programa possibilita às unidades públicas de ensino acesso a palestras e debates com profissionais de renome local, nacional e internacional, contribuindo para despertar a liderança e motivar os jovens estudantes.

Várias instituições aderiram ao Programa, e o objetivo da EJURR é expandir essas parcerias, alcançando todas as escolas da capital e do interior do Estado, oportunizando o acesso aos temas mais relevantes e atuais que podem impactar positivamente a juventude.

 

Visão Geral do Projeto

OBJETO

O Projeto “A Escola vai à escola: educando para a cidadania” visa contribuir na formação dos jovens estudantes das escolas públicas, destacando valores éticos e humanísticos, fomentando o empreendedorismo, a liderança e a cultura da paz entre os jovens, favorecendo uma aprendizagem significativa na formação de seres humanos mais críticos, reflexivos, conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.

Beneficiários do projeto 

População infanto-juvenil e juvenil das Escolas Públicas Estaduais, sendo 3 escolas situadas na capital e 2 escolas situadas em comunidades indígenas.

Justificativa do projeto

O presente projeto surge da necessidade de maior interação entre o Poder Judiciário (TJRR) e a escola de educação básica do Estado de Roraima. Por intermédio da Escola do Poder Judiciário (EJURR) pretende-se levar à comunidade escolar reflexões acerca de valores éticos, competências e habilidades que podem ser fortemente desenvolvidas para a promoção da paz social.

O amadurecimento da proposta aconteceu após uma avaliação diagnóstica com docentes e gestores das escolas públicas, onde relataram as fragilidades do convívio social escolar e da falta de perspectiva dos jovens frente ao mundo que os cerca. Em contrapartida, também relataram sobre os pontos fortes deste mesmo grupo, onde os mesmos são criativos, caprichosos, responsáveis, organizados e comprometidos com as aulas e tarefas. Essa avaliação diagnóstica revelou a necessidade de realizar ações para impulsionar a juventude para escolhas sábias quanto ao seu futuro, favorecendo uma aprendizagem significativa na formação de seres humanos mais críticos, reflexivos, conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.

Nesse sentido, o projeto, além de alcançar os discentes, contribuirá com a formação dos docentes das escolas participantes, reforçando a relevância desses profissionais como agentes de transformação no ambiente escolar, inclusive com a promoção de visitas de membros do Poder Judiciário para debates de temas comuns do contexto escolar.

A proposta que se delineia encontra lastro na missão e visão do Poder Judiciário no que pertine, respectivamente, à realização de justiça para a promoção da paz social e reconhecimento como um Poder célere, efetivo, moderno e solidário, atuando na construção de “elos” com a sociedade organizada e diminuindo a distância entre o jurisdicionado e os órgãos de justiça.

Por todo o exposto, a Escola Judicial de Roraima (EJURR), pautada nos princípios que regem o Planejamento Estratégico 2021/2026 do Poder Judiciário, especificamente quanto a missão de realizar a justiça para a promoção da Paz Social e no relacionamento mais próximo, colaborativo e de troca com os grupos de interesse, bem como na Recomendação CNJ n. 136, de 12 de setembro de 2022, que “recomenda aos tribunais que instituam e mantenham projetos permanentes de visitas periódicas de membros do Judiciário a instituições públicas de ensino”, propõe e justifica este Projeto.

 

Objetivos do projeto

OBJETIVO GERAL

Contribuir na formação dos jovens estudantes das escolas públicas, destacando valores éticos e humanísticos, fomentando o empreendedorismo, a liderança e a cultura da paz entre os jovens, favorecendo uma aprendizagem significativa na formação de seres humanos mais críticos, reflexivos, conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reafirmar a consciência dos valores éticos e morais fazendo interface com o projeto pedagógico da escola;
• Incrementar a cultura da paz no ambiente escolar;
• Desenvolver a empatia, a sensibilidade e o respeito com o próximo;
• Identificar e repelir o bullying;
• Estreitar os canais de comunicação entre as unidades de ensino e o Poder Judiciário;
• Destacar e valorizar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, altruísmo, tolerância, sensibilidade, empreendedorismo, autoestima e liderança;
• Promover a construção de uma obra escrita, pelos próprios alunos, quanto a sua realidade e mudanças que ocorreram no decorrer do Projeto.

PALESTRA

Tema: O futuro do mercado de trabalho

Objetivo: Contribuir na formação dos jovens estudantes quanto à importância de valorizar o conhecimento aprendido na juventude para ingresso no mercado de trabalho.

Data: 14/06/2023

Local: Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena

Público: Estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Palestrante: Dr. PAULO ROBERTO FADIGAS CÉSAR Juiz da Infância e da Juventude do TJSP, Coordenador do Setor Anexo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Solicitantes de Refúgio e Vítimas Estrangeiras de Tráfico Internacional de Pessoas, Mestrando pela USP em Direito Internacional, membro do Fontet-CNJ, da Comissão Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da Comissão Interjudiciária de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da Comissão de Direitos Fundamentais do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 


 

PALESTRA
Tema: Como ter sucesso na vida

Objetivo: Motivar os jovens estudantes a construir um futuro de sucesso com resiliência.

Data: 12/04/2023

Local: Colégio Militar Estadual de Roraima CEL PM Derly Luiz Vieira Borges

Público: Estudantes do Ensino Médio

Palestrante: William Douglas é Desembargador Federal. Professor Universitário, Palestrante e Escritor de diversos artigos e livros sobre como passar em concursos públicos. Por suas várias aprovações em primeiro lugar, técnicas motivacionais e métodos de estudo. Já exerceu as atividades de advogado, delegado de Polícia, Defensor Público, Professor de Direito Processual na Universidade Federal Fluminense – UFF e professor em vários cursos preparatórios e pós-graduação, já tendo atuado também como membro de bancas de concursos. Agraciado com 4 medalhas militares, diversas medalhas civis e 3 prêmios pela atuação na área de inclusão social e racial. Embaixador da Missão Vida, que recupera moradores de rua, Membro da Educafro, OSCIP católica franciscana que trabalha com inclusão social e racial, professor voluntário no Coletivo Justiça Negra Luiz Gama e Coordenador de Empreendedorismo do Projeto Cristolândia, da Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira. É considerado um dos maiores especialistas sobre concursos públicos atualmente.

PALESTRA
Tema: JOVENS DE RESULTADO

Objetivo: Apresentar estratégias capazes de impulsionar a vida dos jovens, transformando sua atitude e contribuindo em sua evolução. Para tanto, foram abordados assuntos como: a construção de uma carreira, produtividade, como estudar melhor e ter mais foco, como melhorar seus relacionamentos e estabelecer seus objetivos.

Data: 31/05/19

Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista

Público: Estudantes do Ensino Médio

Palestrante: Christian Barbosa – Um dos maiores especialistas em produtividade pessoal e empresarial do País, focado há mais de 15 anos em solucionar os problemas sobre esse tema em todas as suas vertentes. Definido como o “Senhor do Tempo” pela imprensa, autor Best-seller com 6 livros publicados e milhares de exemplares vendidos.



PALESTRA
Tema: HISTÓRIAS DE UM VIAJANTE

Objetivo: Motivar e encorajar os jovens, incentivando-os na busca por melhores resultados nas diversas áreas de sua vida, por meio do estímulo ao planejamento, organização, autoconhecimento, criatividade, adaptabilidade e superação.

Data: 28/06/19

Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista

Público: Estudantes do Ensino Médio

Palestrante: Amyr Klink – Aos 10 anos de idade, em Paraty, comprou sua primeira canoa, foi o início de uma coleção que ultrapassaria 30 embarcações. Navegador, possui experiência aplicada na área de gestão e risco. Comandou 22 expedições para a Antártica em barcos projetados e construídos no Brasil.
É autor de 6 Best Sellers (‘Cem dias entre céu e mar’, ‘Paratii entre dois polos’, ‘As janelas do Paratii’, ‘Mar sem fim’, ’Linha d’água’ e ‘Não há tempo a perder’) – Mais de 1 milhão de exemplares vendidos – Livros publicados em 06 idiomas. Os livros retratam aventuras e histórias contadas a partir de suas fantásticas viagens. Além de navegador e empresário da área náutica, é ainda palestrante, com mais de 2.500 palestras realizadas em 13 países. Ministra palestras em 04 idiomas (inglês, francês, espanhol e português).



PALESTRA
Tema: COMO CONSTRUIR LIBERDADE FINANCEIRA COMEÇANDO DO ZERO

Objetivo: Despertar nos jovens a importância de discutir o tema finanças com responsabilidade entusiasmo, incentivar novos hábitos que auxiliem a construir a liberdade financeira independente de se ter ou não recursos para iniciar o processo.  

Data: 31/07/19

Local: Colégio Militar do Estado de Roraima

Público: Estudantes do Ensino Médio

Palestrante: Ben Zruel – Ben Zruel nasceu em Jerusalém, Israel. Desembarcou no Brasil em 1999 sem saber uma palavra de português, começou a desenvolver seu negócio e, em apenas dez anos, tornou-se um empresário de sucesso, atingindo a sua total independência financeira aos 34 anos de idade. Desde 2001 realiza palestras, treinamentos em todo o país e fora do Brasil, ajudando milhares de pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais.
 




PALESTRA
Tema: OS PERIGOS DA VIDA DIGITAL

Objetivo: Aumentar a motivação dos estudantes reforçando a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, além de prevenir e educar sobre os riscos do uso abusivo de tecnologia e redes sociais.

Data: 09/09/19

Local: Auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto

Público: Estudantes do Ensino Médio do Colégio Militar e do IFRR Campus Boa Vista

Palestrante: Cristiano Nabuco – Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho (Portugal) e pós-doutorado pela USP (universidade de São Paulo), além de atuar como coordenador do Programa de Dependentes da Internet do Ambulatório dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor de livros e palestrante.
 




PALESTRA
Tema: OS 7 HÁBITOS DOS JOVENS ALTAMENTE EFICAZES

Objetivo: Desenvolver indivíduos e líderes de diversos níveis para que possam atingir resultados superiores sustentáveis para a organização e ajudar a sociedade a desenvolver o autocontrole, a autodisciplina e relacionamentos profundos e duráveis com outras pessoas no sentido de melhorar a qualidade de vida e equilíbrio emocional das pessoas.

Data: 13/09/19

Local: Auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto

Público: Estudantes do Ensino Médio das Escolas Estaduais Monteiro Lobato e Lobo D’Almada e do IFRR, Campus Boa Vista

Palestrante: Paulo Kletry – Especialista em gerenciamento do tempo, cativando milhares de pessoas e organizações que o procuram com o desejo de manter suas vidas pessoal e profissional equilibradas. Também é autor dos livros “Deixe um Legado” e “Figura de transição”, co-autor do livro “5 escolhas: O caminho para uma produtividade extraordinária”.
 



WORKSHOP
Tema: PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: COMPORTAMENTOS E FORMAS DE LIDAR COM IDEAÇÕES SUICIDAS

Objetivo: Como parte da programação da Escola do Poder Judiciário de Roraima alusiva ao Setembro Amarelo, o evento estimulou os jovens à refletirem sobre atitudes e alternativas possíveis para que não cheguem à tomada de decisão extrema de tirar a própria vida.

Data: 25/09/19

Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Amajarí

Público: Estudantes do Ensino Médio

Facilitadores: Janaíne Voltoline, Assistente Social do TJR, e Danilo Santos, Psicólogo da Secretaria de Gestão Social do Município de Boa Vista.





PALESTRA
Tema: A ESTRATÉGIA DO OLHO DE TIGRE

Objetivo: Aumentar a motivação dos estudantes reforçando a importância dos jovens irem em busca de um rumo para suas carreiras; despertar o interesse pela criatividade, inovação e pela visão sobre como identificar oportunidades.

Data: 07/11/19

Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista/ Zona Oeste

Público: Estudantes do Ensino Médio

Palestrante: Renato Grinberg publicou dezenas de artigos para veículos de prestígio como a Harvard Business Review Brasil. Seu primeiro livro, A Estratégia do Olho de Tigre, já vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil e foi lançado em outros países. É autor de outros dois best-sellers: O Instinto do Sucesso e o Líder Alfa.
 





PALESTRA
Tema: COMO CONSTRUIR LIBERDADE FINANCEIRA COMEÇANDO DO ZERO – Edição II

Objetivo: Despertar nos jovens a importância de discutir o tema finanças com responsabilidade entusiasmo, incentivar novos hábitos que auxiliem a construir a liberdade financeira independente de se ter ou não recursos para iniciar o processo.  

Data: 27/11/19

Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista

Público: Estudantes do Ensino Médio

Palestrante: Ben Zruel nasceu em Jerusalém, Israel. Desembarcou no Brasil em 1999 sem saber uma palavra de português, começou a desenvolver seu negócio e, em apenas dez anos, tornou-se um empresário de sucesso, atingindo a sua total independência financeira aos 34 anos de idade. Desde 2001 realiza palestras, treinamentos em todo o país e fora do Brasil, ajudando milhares de pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais.




Oficina para professores

Temas: Comunicação não-violenta em sala de aula.

Objetivo: Capacitar os discentes a planejar, aplicar e avaliar estratégias de ensino e a realizar uma comunicação não-violenta na sua gestão da sala de aula, com o uso de metodologias ativas.

Data: 11/03/2020

Local: Escola do Poder Judiciário de Roraima – Ejurr

Público: Professores da rede pública de ensino

Formador: Erisevelton Silva Lima: Doutor pela Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília – UNB. Formador dos profissionais da Educação e Pesquisador da área de Avaliação. Membro do GEPA – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação e a OTP na Escola. Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira – ENFAM.

Relação do tema da capacitação com a realização de suas atividades:
(Pesquisa realizada por amostragem com 104 alunos participantes do projeto)

O projeto alcançou 1520 alunos de escolas públicas.

O contéudo da capacitação e a possibilidade de mudanças no seu comportamento:

Aplicação prática do tema no cotidiano:

Estímulo à reflexão autocrítica:

Orientação segura para atitudes mais proativas:

Informações recebidas e possibilidades de melhoria no desenvolvimento educacional:

Atendimento das expectativas como participante:

Aquisição de novos conhecimentos e ideias com o desenvolvimento da capacitação:

Experiências relacionadas ao tema desenvolvido:

Os quadrinhos permeiam nosso imaginário e nos fazem lembrar da nossa infância, daqueles dias nos quais nossa imaginação criava os cenários mais incríveis, em que caixas de papelão se transformavam em carros esportivos ou quando “com 5 ou 6 retas era fácil fazer um castelo …”.

Com isso em mente, a Escola Judicial de Roraima idealizou o projeto “Ejurr em quadrinhos” com o propósito de resgatar nosso potencial criativo, mas acima de tudo, de forma lúdica poder discutir temas mais impactantes da sociedade atual. Nesse trabalho discutiremos o cyberbulling e suas implicações na vida do indivíduo, na família e em todas suas interações sociais.

Esperamos que desfrute a leitura, seja na via impressa ou por meio de nossa plataforma digital, e que continue a “conversa” por meio do nosso portal.
 
 É Bullying, é Cyberbullying – Leia em PDF
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