Implementado no ano de 2019 “A Escola vai à Escola” consiste no estabelecimento de parcerias com instituições de ensino para o desenvolvimento de ações que possam melhorar a vida de jovens estudantes, numa fase de decisões importantes, como o início da vida adulta, profissionalização e entrada no mercado de trabalho.
O programa também atua como ferramenta de apoio ao docente, pois auxilia na orientação a esses alunos, oportunizando o incremento quanto à necessidade de respeito e reconhecimento de direitos e deveres, reafirmando valores éticos e morais para o exercício da cidadania plena.
Na prática, o programa possibilita às unidades públicas de ensino acesso a palestras e debates com profissionais de renome local, nacional e internacional, contribuindo para despertar a liderança e motivar os jovens estudantes.
Várias instituições aderiram ao Programa, e o objetivo da EJURR é expandir essas parcerias, alcançando todas as escolas da capital e do interior do Estado, oportunizando o acesso aos temas mais relevantes e atuais que podem impactar positivamente a juventude.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto surge da necessidade de maior interação entre o Poder Judiciário (TJRR) e a escola de educação básica do Estado de Roraima, por intermédio da Escola Judicial de Roraima – EJURR, tendo em vista a ausência de acesso pelos jovens da rede pública a palestras e seminários de excelência e, ainda, a necessidade de colaborar na orientação e direcionamento profissional, liderança, combate ao bullying e às altas taxas de suicídio entre jovens no Estado.
Como afirma Oliveira (1993), é utopia que todos os problemas sociais se resolvam pela educação, mas é certo que ela representa uma condição indispensável para resolvê-los. A educação é um fato social que, a princípio, tem por função socializar, integrar gerações imaturas na sociedade e desenvolver a sociedade em geral e os indivíduos em particular. Tem, pois, as funções de ajustamento e desenvolvimento social. E, além dessas funções, a educação, especialmente a sistemática, exerce (entre outras), as seguintes funções: a) Controle social (influência o comportamento humano); b) Estabilidade social (torna o indivíduo eficiente). (p.16).
A proposta que se delineia encontra lastro na missão e visão do Poder Judiciário, em especial quanto à promoção da paz social e reconhecimento como um Poder célere, efetivo, moderno e solidário, atuando na construção de “elos” com a sociedade organizada e diminuindo a distância entre o jurisdicionado e os órgãos de justiça.
OBJETIVO GERAL
Estabelecer uma parceria com escolas da rede pública de ensino para o desenvolvimento de ações que possam contribuir na formação dos jovens estudantes, destacando valores éticos e humanísticos, fomentando o empreendedorismo, a liderança e a cultura da paz entre os jovens, favorecendo uma aprendizagem significativa na formação de seres humanos mais críticos, reflexivos, conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reafirmar a consciência dos valores éticos e morais fazendo interface com o projeto pedagógico da escola;
• Incrementar a cultura da paz no ambiente escolar e no seu projeto político-pedagógico;
• Desenvolver a empatia, a sensibilidade e o respeito com o próximo;
• Identificar e repelir o bullying, estimulando ações permanentes e que constem do projeto escolar;
• Estreitar os canais de comunicação entre as unidades de ensino e o Poder Judiciário;
• Destacar e valorizar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, altruísmo, tolerância, sensibilidade, empreendedorismo, autoestima e liderança.
METODOLOGIA
A abordagem do projeto se dará na identificação ou indicação, por parte dos órgãos de ensino, de escolas com maior incidência dos pontos destacados na justificativa e posterior reunião com seus gestores para proposição de uma agenda de atividades.
Os temas serão desenvolvidos por meio de Plano de Trabalho específico que indicará os profissionais envolvidos, local, carga horária e todos os demais detalhes administrativos e pedagógicos.
Os Planos de Trabalho que necessitem de colaboração das escolas, serão discutidos com antecedência, a fim de garantir a concretização da referida capacitação.
Para a execução do projeto, poderão ser utilizadas as seguintes atividades:
• Palestra;
• Debates;
• Conversas informais;
• Exibição de vídeos e filmes;
• Cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA;
• Outros meios que viabilizem a consecução deste projeto.
As escolas participantes poderão incluir esses temas em seu projeto pedagógico assegurando interfaces entre as ações que já programadas.
PALESTRA
Tema: JOVENS DE RESULTADO
Objetivo: Apresentar estratégias capazes de impulsionar a vida dos jovens, transformando sua atitude e contribuindo em sua evolução. Para tanto, foram abordados assuntos como: a construção de uma carreira, produtividade, como estudar melhor e ter mais foco, como melhorar seus relacionamentos e estabelecer seus objetivos.
Data: 31/05/19
Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista
Público: Estudantes do Ensino Médio
Palestrante: Christian Barbosa – Um dos maiores especialistas em produtividade pessoal e empresarial do País, focado há mais de 15 anos em solucionar os problemas sobre esse tema em todas as suas vertentes. Definido como o “Senhor do Tempo” pela imprensa, autor Best-seller com 6 livros publicados e milhares de exemplares vendidos.
PALESTRA
Tema: HISTÓRIAS DE UM VIAJANTE
Objetivo: Motivar e encorajar os jovens, incentivando-os na busca por melhores resultados nas diversas áreas de sua vida, por meio do estímulo ao planejamento, organização, autoconhecimento, criatividade, adaptabilidade e superação.
Data: 28/06/19
Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista
Público: Estudantes do Ensino Médio
Palestrante: Amyr Klink – Aos 10 anos de idade, em Paraty, comprou sua primeira canoa, foi o início de uma coleção que ultrapassaria 30 embarcações. Navegador, possui experiência aplicada na área de gestão e risco. Comandou 22 expedições para a Antártica em barcos projetados e construídos no Brasil.
É autor de 6 Best Sellers (‘Cem dias entre céu e mar’, ‘Paratii entre dois polos’, ‘As janelas do Paratii’, ‘Mar sem fim’, ’Linha d’água’ e ‘Não há tempo a perder’) – Mais de 1 milhão de exemplares vendidos – Livros publicados em 06 idiomas. Os livros retratam aventuras e histórias contadas a partir de suas fantásticas viagens. Além de navegador e empresário da área náutica, é ainda palestrante, com mais de 2.500 palestras realizadas em 13 países. Ministra palestras em 04 idiomas (inglês, francês, espanhol e português).
PALESTRA
Tema: COMO CONSTRUIR LIBERDADE FINANCEIRA COMEÇANDO DO ZERO
Objetivo: Despertar nos jovens a importância de discutir o tema finanças com responsabilidade entusiasmo, incentivar novos hábitos que auxiliem a construir a liberdade financeira independente de se ter ou não recursos para iniciar o processo.
Data: 31/07/19
Local: Colégio Militar do Estado de Roraima
Público: Estudantes do Ensino Médio
Palestrante: Ben Zruel – Ben Zruel nasceu em Jerusalém, Israel. Desembarcou no Brasil em 1999 sem saber uma palavra de português, começou a desenvolver seu negócio e, em apenas dez anos, tornou-se um empresário de sucesso, atingindo a sua total independência financeira aos 34 anos de idade. Desde 2001 realiza palestras, treinamentos em todo o país e fora do Brasil, ajudando milhares de pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais.
PALESTRA
Tema: OS PERIGOS DA VIDA DIGITAL
Objetivo: Aumentar a motivação dos estudantes reforçando a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, além de prevenir e educar sobre os riscos do uso abusivo de tecnologia e redes sociais.
Data: 09/09/19
Local: Auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto
Público: Estudantes do Ensino Médio do Colégio Militar e do IFRR Campus Boa Vista
Palestrante: Cristiano Nabuco – Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho (Portugal) e pós-doutorado pela USP (universidade de São Paulo), além de atuar como coordenador do Programa de Dependentes da Internet do Ambulatório dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Autor de livros e palestrante.
PALESTRA
Tema: OS 7 HÁBITOS DOS JOVENS ALTAMENTE EFICAZES
Objetivo: Desenvolver indivíduos e líderes de diversos níveis para que possam atingir resultados superiores sustentáveis para a organização e ajudar a sociedade a desenvolver o autocontrole, a autodisciplina e relacionamentos profundos e duráveis com outras pessoas no sentido de melhorar a qualidade de vida e equilíbrio emocional das pessoas.
Data: 13/09/19
Local: Auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto
Público: Estudantes do Ensino Médio das Escolas Estaduais Monteiro Lobato e Lobo D’Almada e do IFRR, Campus Boa Vista
Palestrante: Paulo Kletry – Especialista em gerenciamento do tempo, cativando milhares de pessoas e organizações que o procuram com o desejo de manter suas vidas pessoal e profissional equilibradas. Também é autor dos livros “Deixe um Legado” e “Figura de transição”, co-autor do livro “5 escolhas: O caminho para uma produtividade extraordinária”.
WORKSHOP
Tema: PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: COMPORTAMENTOS E FORMAS DE LIDAR COM IDEAÇÕES SUICIDAS
Objetivo: Como parte da programação da Escola Judicial de Roraima alusiva ao Setembro Amarelo, o evento estimulou os jovens à refletirem sobre atitudes e alternativas possíveis para que não cheguem à tomada de decisão extrema de tirar a própria vida.
Data: 25/09/19
Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Amajarí
Público: Estudantes do Ensino Médio
Facilitadores: Janaíne Voltoline, Assistente Social do TJR, e Danilo Santos, Psicólogo da Secretaria de Gestão Social do Município de Boa Vista.
PALESTRA
Tema: A ESTRATÉGIA DO OLHO DE TIGRE
Objetivo: Aumentar a motivação dos estudantes reforçando a importância dos jovens irem em busca de um rumo para suas carreiras; despertar o interesse pela criatividade, inovação e pela visão sobre como identificar oportunidades.
Data: 07/11/19
Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista/ Zona Oeste
Público: Estudantes do Ensino Médio
Palestrante: Renato Grinberg publicou dezenas de artigos para veículos de prestígio como a Harvard Business Review Brasil. Seu primeiro livro, A Estratégia do Olho de Tigre, já vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil e foi lançado em outros países. É autor de outros dois best-sellers: O Instinto do Sucesso e o Líder Alfa.
PALESTRA
Tema: COMO CONSTRUIR LIBERDADE FINANCEIRA COMEÇANDO DO ZERO – Edição II
Objetivo: Despertar nos jovens a importância de discutir o tema finanças com responsabilidade entusiasmo, incentivar novos hábitos que auxiliem a construir a liberdade financeira independente de se ter ou não recursos para iniciar o processo.
Data: 27/11/19
Local: Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista
Público: Estudantes do Ensino Médio
Palestrante: Ben Zruel nasceu em Jerusalém, Israel. Desembarcou no Brasil em 1999 sem saber uma palavra de português, começou a desenvolver seu negócio e, em apenas dez anos, tornou-se um empresário de sucesso, atingindo a sua total independência financeira aos 34 anos de idade. Desde 2001 realiza palestras, treinamentos em todo o país e fora do Brasil, ajudando milhares de pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais.
Oficina para professores
Temas: Comunicação não-violenta em sala de aula.
Objetivo: Capacitar os discentes a planejar, aplicar e avaliar estratégias de ensino e a realizar uma comunicação não-violenta na sua gestão da sala de aula, com o uso de metodologias ativas.
Data: 11/03/2020
Local: Escola Judicial de Roraima – EJURR
Público: Professores da rede pública de ensino
Formador: Erisevelton Silva Lima: Doutor pela Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília – UNB. Formador dos profissionais da Educação e Pesquisador da área de Avaliação. Membro do GEPA – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação e a OTP na Escola. Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira – ENFAM.
Relação do tema da capacitação com a realização de suas atividades:
(Pesquisa realizada por amostragem com 104 alunos participantes do projeto)
O projeto alcançou 1520 alunos de escolas públicas.
O contéudo da capacitação e a possibilidade de mudanças no seu comportamento:
Aplicação prática do tema no cotidiano:
Estímulo à reflexão autocrítica:
Orientação segura para atitudes mais proativas:
Informações recebidas e possibilidades de melhoria no desenvolvimento educacional:
Atendimento das expectativas como participante:
Aquisição de novos conhecimentos e ideias com o desenvolvimento da capacitação:
Experiências relacionadas ao tema desenvolvido:
Palestra com Amyr Klink
Palestra com Cristiano Nabuco
Palestra com Paulo Kretley
Palestra com Ben Zruel
Palestra com Renato Grinberg
Palestra com Christian Barbosa
Palestra no IFRR – Amajari
Os quadrinhos permeiam nosso imaginário e nos fazem lembrar da nossa infância, daqueles dias nos quais nossa imaginação criava os cenários mais incríveis, em que caixas de papelão se transformavam em carros esportivos ou quando “com 5 ou 6 retas era fácil fazer um castelo …”.
Com isso em mente, a Escola Judicial de Roraima idealizou o projeto “Ejurr em quadrinhos” com o propósito de resgatar nosso potencial criativo, mas acima de tudo, de forma lúdica poder discutir temas mais impactantes da sociedade atual. Nesse trabalho discutiremos o cyberbulling e suas implicações na vida do indivíduo, na família e em todas suas interações sociais.