A palestra abordará o tema Inteligência Artificial na jurisdição

O presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Marco Villas Boas, ministrará a palestra de abertura do Ano Acadêmico da Escola Judicial de Roraima – 2026. O evento será realizado no dia 30 de janeiro, no sala de sessões do Tribunal Pleno no Palácio da Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos, a partir das 9h.
Com o tema “Os impactos da IA Generativa na jurisdição”, o foco da palestra será discutir o uso da Inteligência Artificial no âmbito do Poder Judiciário de maneira ética e segura. Poderão participar magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
Para a diretora da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), desembargadora Tânia Vasconcelos, a participação do presidente do Copedem contribuirá na ampliação dos debates sobre o tema. No ano passado, o magistrado coordenou uma missão oficial de escolas da magistratura na China com foco em ampliar os conhecimentos na área da inovação, IA e governança digital voltados para o Poder Judiciário.
A palestra de abertura contará com acessibilidade em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O público poderá participar no formato presencial, ou acompanhar a transmissão pelo canal da Ejurr no YouTube. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site ejurr.tjrr.jus.br até o dia 29 de janeiro. Todos os participantes que efetuarem inscrição e realizarem frequência durante o evento, terão direito ao certificado de participação. Saiba mais no edital
Currículo
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins desde 2001. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Especialista e mestre em Direito Constitucional. Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorando em Direito Constitucional pela PUC-Rio. Ingressou na Magistratura tocantinense em 1989. Exerceu a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins no biênio 2003–2005. Atuou como presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins em diversos biênios, bem como presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil. Desde 2011, exerce o cargo de diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), com atuação destacada na formação e aperfeiçoamento de magistrados, implantação do ensino a distância, programas de pós graduação stricto sensu, certificação ISO 9001:2015 e fortalecimento da produção científica institucional.
É membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado. Autor de livros e artigos científicos e conferencista nacional e internacional.
Texto: Ejurr/ Foto: Copedem
A imagem que ilustra a reportagem mostra um homem branco, calvo, que usa óculos, veste terno azul escuro com um broche dourado, gravata azul poá e blusa azul claro. Ele está falando e segura um livro com uma das mãos, tendo o dedo da outra mão apontado para a obra. À frente, está um microfone preto em uma base e ao lado, há um copo transparente.




