Foto Ejurr
A Campanha Setembro Amarelo promovida pela Escola Judicial de Roraima (Ejurr) foi finalizada com sucesso, tendo a participação de mais de 1000 pessoas. Com debates e reflexões atuais sobre saúde mental, a programação ocorreu entre os dias 4 e 19 de setembro nos municípios de Boa Vista, Mucajaí e Amajari.
Foram realizados workshops, rodas de conversa e palestras sobre temas como esgotamento emocional no ambiente de trabalho, ansiedade, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), saúde mental no contexto familiar, estratégias de manejo para ansiedade, depressão, e cuidados com a saúde emocional de profissionais de segurança.
A programação foi voltada para toda a sociedade, sendo realizada na Escola Judicial de Roraima, no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral, em escolas públicas e faculdades. Os convidados foram profissionais de saúde de destaque nacional, entre eles, a psicóloga Daniele Nazari, e os psiquiatras Caio Abujadi e Gustavo Estanislau.
A servidora do Tribunal de Justiça de Roraima, Vanuza Matos, elogiou a campanha. Ela participou das atividades tanto de maneira presencial como no formato EaD.
“Acredito que são temas relevantíssimos para nos auxiliar no nosso acompanhamento e de nossa saúde mental. A gente sabe que as informações chegam muito rápidas, então a gente precisa ter um conforto, um acolhimento para expandir nossos conhecimentos e procurar se manter ao máximo possível equilibrado”.
Entre as atividades, foi realizada uma palestra especial para os profissionais da segurança pública estadual. Participaram da ação delegadas, delegados, bombeiros militares, policiais civis, policiais penais, policiais militares, policiais rodoviários e servidores que atuam nas unidades de proteção do Estado.
O diretor de Ensino da Polícia Militar de Roraima, Tenente-Coronel Francisco Ponciano, destacou a iniciativa positiva da Ejurr em levar as questões sobre saúde emocional para os profissionais que atuam na segurança do estado de Roraima.
Para o diretor da Ejurr, desembargador Cristóvão Suter, a realização das atividades demonstra o compromisso da Escola Judicial de Roraima em refletir sobre temas sensíveis e necessários no contexto da sociedade atual.
Projeto A Escola vai à escola
A campanha promoveu ações em escolas da rede pública e faculdades em Boa Vista por meio do Projeto “A Escola vai à escola”. Mais de 500 pessoas participaram das palestras e rodas de conversa realizadas pela Ejurr.
As ações tiveram como público-alvo, estudantes e professores da Escola Estadual Padre José Monticone no município de Mucajaí; do Instituto Federal de Roraima – Campus Amajari, e do Colégio Estadual Militarizado Ovídio Dias, ambos em Amajari, no Norte de Roraima. Também foram realizadas ações para estudantes das áreas de saúde no Centro Universitário Estácio da Amazônia e na Faculdade Cathedral.
Desde 2019, mais de 5 mil pessoas já participaram das ações do projeto “A Escola vai à escola”, iniciativa pioneira que visa integrar justiça e sociedade, por meio de ações educativas em todo o Estado de Roraima.
Fonte Ejurr