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A Escola vai à escola – Projeto realiza quase 1700 atendimentos 

Nos primeiros três meses de 2024, seis municípios de Roraima já foram atendidos 

Foto: Ejurr

A primeira etapa do Projeto “A Escola vai à escola – educando para a cidadania” finalizou com números expressivos. Mais de 1700 atendimentos foram realizados em seis municípios de Roraima entre os dias 7 e 15 de março com palestras e workshops para estudantes e professores. A iniciativa pioneira na esfera do Poder Judiciário é promovida pela Escola Judicial de Roraima (Ejurr).

Palestra na Escola Joaquim Nabuco em Uiramutã

O pedagogo Fernando Alves, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados (Enfam) promoveu palestras para estudantes com os temas prevenção à violência e projeto de vida. Para os professores, a temática abordada foi metodologias ativas e escuta ativa e comunicação não-violenta. 

“São micro realidades dentro do próprio Estado, isso acaba enriquecendo o trabalho, desafiando sempre no sentido do aperfeiçoamento, e levando cada vez mais o Tribunal para junto da comunidade”, pontuou o pedagogo.

Estudantes durante as dinâmicas sobre Projeto de Vida no Cantá

O trabalho foi iniciado pelo município de Iracema, seguido de Caracaraí, Uiramutã, Cantá, Mucajaí, sendo finalizado em Boa Vista.  Em cada unidade de ensino, as atividades com os estudantes duraram cerca de 1h30. No horário oposto, os educadores participaram de workshops para reflexão sobre a prática docente com carga horária de 2h. 

A professora Luciana Lima participou do workshop sobre metodologias ativas. Ela atua na Escola Estadual Joaquim Nabuco, no município de Uiramutã, distante 315 quilômetros da capital.

“Foi uma experiência muito boa, gostei bastante e espero que venha mais vezes para nosso município. Que cada vez mais possamos adquirir mais conhecimentos e possamos ter novas metodologias para trabalhar em sala de aula”.

Estudantes da Escola Estadual Presidente Castelo Branco em Caracaraí

Para a aluna Estefane Dumer de Caracaraí, a ação foi diferente das palestras que costumam ocorrer pois incentivou a reflexão entre os estudantes sobre o futuro e o mercado de trabalho.

“Foi bem produtiva, bem legal  para saber o que cada um quer ser, porque hoje em dia muitas pessoas não sabem o que querem fazer futuramente e vimos que aqui cada um sabe o que quer ser na vida”.

Professores durante dinâmica sobre metodologias ativas

Na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Caracaraí, a coordenadora pedagógica, Eliene Frota, avaliou o projeto como inovador.

“Foi extremamente importante, esclarecedor, uma fala suave que traz uma proposta,  de ter uma nova visão e uma nova forma de trabalhar. Para nossos professores é muito bom, pois nunca tivemos um momento como esse tão esclarecedor”, ressaltou.

Palestra na Escola Padre José Monticone em Mucajaí

A estudante Emily Almeida, da Escola Estadual Padre José Monticone, no município de Mucajaí, sonha em ser escritora. Ela destacou que a palestra foi a oportunidade de opinar sobre o futuro e se sentir ouvida.  

“Eu gostei muito, escutaram a gente: nossos maiores sonhos, nossos receios e as dificuldades que a gente acha que vai encontrar no caminho. Nos deram conselhos e isso é muito importante hoje em dia. Que nos escutem e  nos deem conselhos, por mais que às vezes a gente não escute muito bem, queremos  conselhos, ser acolhidos pelo governo e ter oportunidades”.

A coordenadora pedagógica da Escola Padre José Monticone, Ronilda Rodrigues, acredita nos resultados futuros que a parceria com a Escola Judicial vai trazer para a comunidade. 

“A parceria vai agregar muito para a escola, vai trazer para os alunos uma visão maior, um entendimento maior e  sempre estamos na busca pelas parcerias e que bom que vocês chegaram até a gente”, finalizou.

Para o professor Rejânio Monteiro a atividade permitiu refletir sobre a rotina diária em sala de aula.

 “A palavra que eu resumo aqui é gratidão, por tudo que foi abordado; e o segundo é de reflexão, pois nos leva a fazer uma reflexão da nossa prática docente e também a forma de avaliar e trabalhar com nossos alunos”.

O diretor da Ejurr, desembargador Cristóvão Suter conversa com alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato

A gestora da Escola  Monteiro Lobato, Rozmery Binsfeld, elogiou a dinâmica da atividade onde a palestra teve a participação e opinião dos alunos sobre mercado de trabalho.

“Estamos trabalhando o protagonismo juvenil na escola com o novo ensino médio e o projeto de vida é uma das (disciplinas) eletivas que estamos trabalhamos e foi extremamente importante”.

Escolas atendidas

Dinâmica com professores durante workshop em Iracema

Participaram das ações as seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II (Iracema), Escola Estadual Presidente Castelo Branco (Caracaraí), Escola Estadual Joaquim Nabuco (Uiramutã), Escola Estadual Indígena Júlio Pereira (Comunidade Uiramutã), Colégio Militarizado José Aureliano da Costa (Cantá), Escola Estadual Padre José Monticone (Mucajaí) e Escola Estadual Monteiro Lobato (Boa Vista). 

Workshop com educadores da Escola Estadual Monteiro Lobato

Sobre o projeto

O projeto “A Escola vai a Escola” visa aproximar e integrar a justiça a sociedade por meio de ações educacionais nas escolas públicas com temas de relevância social, como projeto de vida, gestão da emoção, empreendedorismo, entre outros assuntos.

Fonte Ejurr

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