No dia 26 de fevereiro a Escola Judicial de Roraima (Ejurr) irá sediar o workshop “Justiça Restaurativa no Âmbito do Poder Judiciário”, capacitação voltada para magistradas, magistrados, servidoras, servidores do Tribunal de Justiça de Roraima. As inscrições para o evento estão disponíveis pelo site até o dia 24.
A justiça restaurativa constitui uma estrutura organizada de fundamentos, abordagens, técnicas e operações específicas, visando aumentar a percepção sobre os fatores institucionais e sociais que provocam conflitos e violências.
Além disso, é uma estratégia que cria espaços para compreender e fortalecer as relações humanas e organizacionais, visando à humanização das relações, à prevenção e o tratamento adequado dos conflitos, bem como ao fortalecimento de uma cultura de diálogo, responsabilização e pacificação social. Dentro do Poder Judiciário, a formação surge como uma oportunidade para transformar as relações e instituições, fomentando um ambiente de diálogo e comprometimento com a justiça.
A temática conta com uma carga horária de 4 horas-aula, a serem efetivadas de forma presencial na sede da Ejurr, por volta das 14h às 18h. Outras informações sobre o tema podem ser verificadas por meio do edital.
Currículo das Instrutoras
Valeska Cristiane De Carvalho Silva é chefe da Unidade de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Roraima. Bacharela em Direito, com especialização em Justiça Restaurativa, Mediação e
Gestão de Conflitos. Possui formação de Facilitadora de Práticas Restaurativas, formação em Supervisão para Facilitadores em Justiça Restaurativa, formação de Instrutora de Círculos de Construção de Paz, formação em Inovações na Educação, formação em Comunicação Não Violenta, Escuta Ativa e Linguagem Corporal. Atua na coordenação e implementação de políticas institucionais de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário e interinstitucionais. Responsável pela condução de projetos restaurativos nas áreas cível, criminal, infância e juventude e educação, alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.
Jane Dryelle Nobre Bernardo é coordenadora do 2º Centro da Justiça Restaurativa no Tribunal
de Justiça de Roraima. É pedagoga, atuante na Formação de Formadores, Formação de Facilitadores de Círculos Restaurativos/Transformativos, para desempenho na prevenção, mediação e transformação de conflitos no ambiente judicial. Membro da Formação Continuada de Facilitadores em Justiça Restaurativa, possui formação em Comunicação Não Violenta, Escuta Ativa e Linguagem Corporal, formação de Laboratorista de Inovação e Design Thinking.

Foto: Divulgação/Texto: Ejurr
O portal da Ejurr oferece recursos de acessibilidade por meio da plataforma Rybená.




