
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realiza entre 24 de julho e 14 de agosto, o Censo da Inclusão 2026. A iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e do Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC) tem como objetivo atualizar e mapear informações de magistrados, servidores e seus dependentes sobre deficiência, mobilidade reduzida e necessidade de terapias específicas.
A ação dá continuidade ao trabalho iniciado em 2025, quando o Tribunal realizou o primeiro Censo da Inclusão, estabelecendo uma base de dados que vem orientando o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da acessibilidade, da inclusão e da melhoria das condições de trabalho e atendimento no âmbito do Poder Judiciário de Roraima.
O levantamento integra o Plano de Ação de Acessibilidade 2026 (Ação 1) e busca atualizar as informações para que o Tribunal possa planejar, com ainda mais precisão, políticas institucionais que atendam às necessidades reais de seu público interno.
O questionário é simples, leva cerca de dois minutos para ser respondido e estará disponível por meio do e-mail institucional, do ZapJus (WhatsApp do TJRR), da intranet e das redes sociais oficiais do Tribunal.
Acesse o questionário aqui: inserir link:
https://docs.google.com/forms/d/1icifgRkZXnbF54nXU48RIpCzaW9P0uIYQieR846q_3E/viewform?edit_requested=true
Cada resposta faz a diferença
Para o secretário-geral do TJRR, Hermenegildo D’Ávila, a participação de todos é essencial para que o Tribunal continue aprimorando suas políticas de inclusão.
“O questionário elaborado pelo SAINC reúne perguntas objetivas que vão ajudar o Tribunal a conhecer melhor a realidade de magistrados, servidores e seus dependentes. Essas informações são fundamentais para aprimorar as ações de acessibilidade, inclusão e acolhimento, garantindo que as necessidades de cada pessoa sejam consideradas no planejamento das iniciativas do TJRR”, disse.
A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), desembargadora Tânia Vasconcelos, reforça que o sucesso do levantamento depende da participação de todos, independentemente de possuírem ou não deficiência.
“Cada resposta faz diferença. O Censo da Inclusão só retrata a realidade do Tribunal quando todos participam. Por isso, convido magistrados e servidores a dedicarem apenas dois minutos para responder ao questionário. Mesmo quem não possui deficiência deve participar, pois cada resposta contribui para um diagnóstico mais completo e fortalece a construção de um Tribunal cada vez mais acessível e comprometido com a inclusão. Cuidar das pessoas começa por conhecê-las.”
Quem deve responder?
O Censo da Inclusão 2026 é destinado a todos os magistrados e servidores do TJRR, independentemente de possuírem deficiência, mobilidade reduzida ou dependentes nessas condições.
As informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para subsidiar ações institucionais de acessibilidade, inclusão e acompanhamento funcional, contribuindo para que o Tribunal desenvolva políticas cada vez mais eficientes e alinhadas às necessidades de seu quadro de pessoal.
O período para participação vai de 24 de julho a 14 de agosto de 2026. Responder ao questionário é rápido, seguro e representa uma importante contribuição para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo para todos.
Texto: Setor de Acessibilidade e Inclusão/TJRR
Imagem: Setor de Acessibilidade e Inclusão/TJRR
JULHO/2026 – NUCRI/TJRR




