Educação Ambiental: Servidores do TJRR e TRE-RR participam de caminhada ecológica na Trilha do Rio Cauamé
Data de Publicação:
Em uma ação voltada à educação e conscientização ambiental, a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e o curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), promoveu, na manhã desta quinta-feira (16), uma caminhada interpretativa na Trilha Ecológica do Rio Cauamé.
A atividade reuniu servidores do TJRR e do TRE-RR, além de estudantes da UFRR, que percorreram cerca de dois quilômetros. O trajeto teve início no Bloco de Agronomia da Universidade, localizado na BR-174, bairro Monte Cristo, e seguiu até as margens do rio.
Durante o percurso, o grupo foi conduzido pelo professor Diego Cruz, do curso de Agronomia, que compartilhou conhecimentos sobre a biodiversidade local. Ele explicou aspectos da composição do solo, da vegetação, da fauna e da importância dos insetos, além das utilidades medicinais e ecológicas de diversas plantas.
“É muito gratificante poder explicar as funções de cada componente. Algumas plantas têm propriedades medicinais e certos insetos, como as formigas, exercem um papel ambiental essencial. Essa trilha é bonita e acessível, e mostra como todos esses elementos — insetos, plantas e solo — contribuem para um ambiente equilibrado e saudável”, destacou o professor Cruz.
Para Claudete Silva, integrante da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJRR, a trilha foi uma oportunidade de aprendizado e de reconexão com a natureza.
“Observamos formigueiros e aprendemos sobre a importância das saúvas e o impacto de espécies não nativas que degradam o meio ambiente. Foi uma manhã produtiva e diferente”, afirmou.
A servidora do TRE-RR Manuela Lima ressaltou que atividades como essa incentivam a qualidade de vida e reforçam a valorização do patrimônio natural.
“Essa iniciativa é fundamental, pois evidencia a diversidade ambiental do nosso estado. Foi um momento de aprendizado sobre as plantas nativas e sobre como utilizá-las de forma sustentável”, concluiu.
Na matéria contém uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1:Uma foto tirada ao ar livre em frente ao grupo, há uma paisagem de mata fechada e, ao fundo, é possível ver um rio ou lago cercado por árvores. O céu está azul com nuvens brancas. A cena sugere uma atividade de ecoturismo, estudo da natureza ou passeio em área ribeirinha.
Texto: Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável / TJRR
Foto: Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável / TJRR
Para fornecer as melhores experiências, a Escola Judicial de Roraima utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.