EJURR

Curso sobre Inteligência Artificial para Atividade Jurisdicional é ofertado pela Ejurr 

A Escola Judicial de Roraima (Ejurr) promoverá o curso Inteligência Artificial Generativa na Atividade Jurisdicional: aspectos práticos, estratégias de gestão e aplicação da Resolução CNJ nº 615/2025. O evento será ministrado pelo juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Rafael Leite Paulo. O curso será realizado presencialmente na Ejurr

O curso é voltado para aqueles que desejam uma compreensão sólida dos fundamentos e melhores práticas no uso de Inteligência Artificial no contexto da atividade jurisdicional, assegurando que magistrados e servidores desenvolvam as competências necessárias para uma adoção segura e eficaz das ferramentas de IA. 

As aulas terão carga horária de 16 horas-aula, com a oferta de 20 vagas. O curso é voltado para magistrados e servidores do TJRR. 

 O que é a Resolução CNJ nº 615/2025? 

A resolução CNJ nº 615/2025, que entrou em vigor no dia 11 de março de 2025, trata do estabelecimento de normas abrangentes para a efetivação da Inteligência Artificial no sistema judicial brasileiro.  A partir da resolução, o potencial da IA é reconhecido como ferramenta transformadora e meio para o trabalho e integridade judicial. Ela também prevê para a utilização e desenvolvimento a partir desses recursos, por meio de diretrizes para uma supervisão efetiva. 

Sobre o Instrutor 

RAFAEL LEITE PAULO é Juiz Federal do TRF1, LL.M. (Master of Laws) pela Harvard Law School. Premiado na categoria Juiz Individual no V Prêmio Conciliar é Legal do CNJ e no concurso Robotização e o Poder Judiciário promovido pela AJUFE e IBRAJUS. Desenvolvedor da extensão PJe +R, com mais de 55 mil usuários. Proponente do GitJus e colaborador do projeto. Responsável pela concepção da Pesquisa de Projetos de IA do CNJ. Integrante da equipe que concebeu, definiu o modelo regulamentar e implantou a Plataforma Digital do Poder Judiciário-PDPJ. Gestor técnico da implantação e expansão da plataforma CODEX e da evolução da plataforma SINAPSES. Gestor técnico da concepção e estruturação dos projetos do convênio PNUD-CNJ na área de IA. Idealizador e coordenador dos cursos de inteligência artificial do CEAJUD-CNJ. 

A imagem mostra um robô metálico apertando a mão de um ser humano, simbolizando a interação entre inteligência artificial e humanidade. Com tons escuros e laranja, com detalhes em vermelho, além de elementos gráficos pixelados e tecnológicos. Ao fundo, a imagem está desfocada e apresenta uma luz .

Compartilhar

Botão voltar ao topo da página
Pular para o conteúdo