Foto: Ejurr
A Escola Judicial de Roraima (Ejurr) está com inscrições abertas para o curso “Formação Continuada de Facilitadores em Justiça Restaurativa”. A capacitação, que será ministrada pelas instrutoras Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima e Ludmilla Katharina Rocha Lima, é destinada a facilitadores em Justiça Restaurativa que já possuem certificação.
Ao todo serão ofertadas 30 vagas. O curso tem por objetivo promover as habilidades dos facilitadores e facilitadoras de Justiça Restaurativa já certificados para atuarem em situações não conflitivas e conflitivas de média e de maior complexidade.
Confira no DJE o edital completo
A capacitação ocorre entre os dias 8 e 24 de maio no formato EaD síncrono (aulas ao vivo) durante o período vespertino. A carga horária total é de 21h/aula. As inscrições devem ser realizadas no site da Ejurr até o dia 7 de maio.
A Justiça Restaurativa lança um novo olhar sobre os conflitos entre pessoas, com uma abordagem que busca definir responsabilidades, considerando principalmente as necessidades da vítima, do agressor e a relação entre eles na sociedade, na busca pela resolução de conflitos por meio do diálogo e da negociação.
Em 31 de maio de 2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução n.225 que dispõe sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Em novembro do mesmo ano o TJRR por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), viabilizou a implantação da Unidade de Justiça Restaurativa (UNIJUR).
Biografia das formadoras
Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima
Juíza de Direito do Estado da Bahia aposentada. É doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA. É graduada em Enfermagem (UFJF) e bacharel em Direito (UCSAL). Especializou-se em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Ludmilla Katharina Rocha Lima
Professora de Direito em Graduação e Pós-Graduação “lato sensu”. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal), Coautora do e-Book Dimensão Pedagógica da Justiça Restaurativa e os Círculos Virtuais de Construção de Paz. Integrante do Comitê de Combate à Violência Doméstica e Igualdade Racial do Núcleo Barueri do Grupo Mulheres do Brasil.
Fonte Ejurr