EJURR

TJRR realiza I Encontro da Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Roraima

Campeão paralímpico Clodoaldo Silva ministrará palestra com foco em superação, inclusão e acessibilidade

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e o Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC), em parceria com a Escola Judicial de Roraima (EJURR), promovem o I Encontro da Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Roraima, que será realizado no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 16h, no Auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. O Encontro é voltado para magistrados, servidores, colaboradores do TJRR, associações e instituições ligadas às pessoas com deficiência, além da sociedade em geral. 

A programação contará com a palestra do campeão paralímpico Clodoaldo Silva, que abordará o tema “A deficiência estabelece limites, mas não a incapacidade”. Conhecido como o “Tubarão Paralímpico”, Clodoaldo é um dos maiores nomes do esporte paralímpico brasileiro, com 14 medalhas em Jogos Paralímpicos, e irá compartilhar sua trajetória de superação, disciplina e resiliência, conectando o esporte aos desafios da vida pessoal e profissional.

Também integra a programação a oficina “Acessibilidade e Inclusão em todos os lugares: o que diz a LBI”, ministrada pela professora Simone Capella, especialista na área. A atividade reforça que a inclusão vai além das barreiras físicas, envolvendo atitudes, empatia, respeito e a construção de ambientes menos capacitistas.

O evento contará ainda com apresentações culturais da Companhia de Dança Soares Hits formada por artistas com deficiência, da cantora cega Odete Silva e um stand-up com o servidor do TJRR Augusto Santiago. No saguão do auditório, haverá exposição de quadros do pintor autista Helton Faustino e stand do Centro de Referência Paralímpico de Roraima.

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), desembargadora Tânia Vasconcelos, o Encontro representa uma importante oportunidade para ampliar o diálogo sobre acessibilidade, inclusão e o enfrentamento ao capacitismo, contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, humana e acessível.

“Este Encontro é um espaço de escuta, aprendizado e acolhimento. Falar de acessibilidade e inclusão é falar de pessoas, de respeito e de dignidade. A trajetória de Clodoaldo Silva nos inspira a acreditar que os limites podem ser superados quando existem oportunidades, sensibilidade e empatia”, destacou.

Incrições

As inscrições já podem ser feitas no site da EJURR ou através dos links:  

Modalidade presencial –  https://educa.enfam.jus.br/inscricao-i-encontro-da-acessibilidade-e-inclusao-do-poder-judiciario-de-roraima

Modalidade online –  https://educa.enfam.jus.br/inscricao-i-encontro-da-acessibilidade-e-inclusao-do-poder-judiciario-de-roraima-online

O card traz em destaque o título do evento. À esquerda, há uma arte com ícones representando pessoas diversas, incluindo uma pessoa em cadeira de rodas, pela direita. No centro-esquerda, há uma foto da convidada Simone Capella, sorrindo, usando óculos e um colar colorido. À direita, há uma foto grande de Clodoaldo Silva, atleta paralímpico, sentado em uma cadeira de rodas e levantando os braços com expressão de comemoração. Na parte inferior, ícones e textos informam os instrutores, público-alvo, inscrições, número de vagas, carga horária, data de realização, formato e competência. No rodapé, está o logotipo da Escola Judicial de Roraima, do Poder Judiciário de Roraima, da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e do Setor de Acessibilidade e Inclusão.

Compartilhar

Botão voltar ao topo da página