Teve início na segunda-feira (11) e segue até o próximo dia 18 a primeira etapa do Módulo Estadual do II Curso Oficial de Formação Inicial para juízes substitutos do Poder Judiciário de Roraima. Nesta etapa, conduzida pelo Juiz de Direito Dr. Bruno Costa, serão tratados temas como técnicas dos atos judiciais, elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências.

A capacitação é destinada aos juízes substitutos do TJRR que tomaram posse recentemente e tem por objetivo proporcionar aos novos magistrados o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes pautados na formação humanística e pragmática para o exercício da atividade judicante, a fim de implementar sua socialização na carreira e destacar a sua importância no contexto social.

O II Curso Oficial de Formação Inicial para juízes substitutos é constituído de 21 disciplinas teórico-práticas, que serão ministradas ao longo deste ano, totalizando 540 horas/aula.

Compõem o conteúdo programático do curso, dentre outras, as seguintes disciplinas: Administração da atividade judiciária, Ética e deontologia da magistratura, Relacionamento com os meios de comunicação de massa e uso de redes sociais, Demandas repetitivas e grandes litigantes, Audiência de Custódia no Sistema Jurídico-Penal brasileiro e Tribunal do Júri.