um dos seus incentivos para lutar pelas pessoas com deficiência foi seu filho


Foto: Seproc/EJURR

A Escola do Poder Judiciário de Roraima (EJURR), realizou nesta sexta-feira (23), a palestra “Conhecendo o Autismo” com transmissão ao vivo pelo canal da EJURR no YouTube. O tema foi abordado pelo palestrante, o advogado Dr. Francisco Macedo, na qual falou da importância de saber sobre o Transtorno do Espectro do Autismo na sociedade. 


O palestrante além de explicar a temática, relatou que um dos seus incentivos para lutar pelas pessoas com deficiência foi seu filho, Henrique Emanuel, de 27 anos e que possui Autismo grau severo. 


“Meu filho foi diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo há 25 anos atrás. Hoje eu costumo dizer o seguinte, é relativamente fácil tratar de determinados assuntos, hoje existem vários buscadores que nos possibilita entender mais sobre assunto, naquela época não tínhamos internet o que dificultava mais para compreender”, relatou o Advogado.


Durante a live, o senhor Macedo apontou fatores importantes de lutas pela necessidade de inclusão, não só de pessoas com TEA, mas com as demais deficiências. O advogado relatou não só como representante  dos direitos, como também é pai de Autista, na qual possui propriedade para abordar e explicar um tema importante para com a sociedade. 


“Uma criança com Espectro Autista faz tudo o que uma criança normal faz, só que de uma maneira diferente, de uma modalidade menos normal, entendeu?! Quando a gente que é pai consegue o olhar do filho Autista, para nós é um presente, para nós é uma alegria, para nós é um satisfação”, explicou o  pai de Henrique.


A transmissão obteve a disponibilidade das três principais acessibilidades: a Audiodescrição, Legenda aberta e Língua brasileira de Sinais (Libras).