A Escola do Poder Judiciário (Ejurr) vai realizar palestra on-line e gratuita com o tema “Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS", na próxima terça-feira (7), a partir das 16h. O evento será o transmitido no Canal Youtube da Ejurr. As inscrições estão abertas para o público em geral e podem ser realizadas por meio do portal da Ejurr. Clique aqui.

A palestrante convidada é a inspetora de meio ambiente da Prefeitura Municipal de Boa Vista, a bióloga Maria Consolata Nóbrega. Ela falará sobre a Lei municipal 2.004, de 12 de julho de 2019, que estabelece as diretrizes municipais para a implementação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Boa Vista.

O evento tem como objetivo assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) e do Plano de Logística Sustentável 2021-2023 do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), possibilitando manejo eficiente e racional, bem como engajamento coletivo e atuação proativa dos servidores e magistrados, para a melhoria do processo de gestão de resíduos. Além disso, visa a difusão de conhecimentos para a consciência ambiental de toda a sociedade.

A ação formativa foi uma solicitação do Setor de Gestão Socioambiental do TJRR. Para Ana Lívia Sá, chefe do setor, "a palestra é muito importante para o Tribunal, para que todas as pessoas envolvidas nesse processo tenham conhecimento, saibam o que fazer, porque a implantação de coleta seletiva nas instituições é uma medida que se impõe e traz reflexos positivos, tanto no âmbito social, econômico como no social. Vai gerar trabalho, emprego e renda", afirmou.

Ana Lívia explicou que o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da instituição de uma comissão, elaborou o seu próprio Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que está alinhado com o Plano de Logística Sustentável e com o Planejamento Estratégico da instituição.  O documento, que tem a função de para auxiliar gestores, magistrados e servidores a gerir resíduos sólidos em suas unidades, foi entregue à Prefeitura de Boa Vista, no dia 1º de novembro  deste ano.

Resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização.O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou. Contudo, existem grandes chances desse resíduo ainda ser útil para outras pessoas, em sua forma original ou transformado.

A Desembargadora Elaine Bianchi, Diretora da Ejurr, destacou a importância da discussão sobre tema para o TJRR, "A Ejurr procura estar alinhada aos objetivos institucionais e às metas do TJRR, dentre eles, contribuir para a produção de processos internos sustentáveis. Como instituição de educação corporativa, assumimos a nossa responsabilidade nas práticas de educação ambiental da instituição, por meio da oferta de ações formativas como essa", afirmou.