Inclusão da pessoa com deficiência por meio das tecnologias assistivas é o tema do próximo workshop que será promovido pela Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr), no dia 1º de dezembro, a partir das 16h. O evento será on-line, pela plataforma GoogleMeet.

As inscrições estão abertas no portal da Ejurr até o dia 30 de novembro. São ofertadas 80 vagas para magistrados, servidores e instituições parceiras.

Os palestrantes são Cássio Roberto Gomes, consultor na área de tecnologia assistiva, e Telma Nantes de Matos, pedagoga, especialista em Metodologia da educação inclusiva para as pessoas com deficiência.

O objetivo da ação formativa é promover acessibilidade e inclusão plenas, cumprindo a Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com deficiência), Resolução CNJ nº 343/2020 e Resolução CNJ nº 401/2021, adquirindo conhecimentos e vivências que levem a um espaço de trabalho realmente inclusivo das pessoas com deficiência no âmbito do TJRR.

A sugestão de acrescentar o Workshop “Inclusão da pessoa com deficiência por meio das tecnologias assistivas” no calendário de ações da Ejurr foi uma sugestão da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão - CPAI do TJRR, que indicou os formadores e ressaltou a importância da qualificação para o devido cumprimento da Resolução 343/2020, que institui condições especiais de trabalho para magistrados(as) e servidores(as) com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessa mesma condição.

No workshop, os participantes discutirão sobre o direito à inclusão, ao acesso à informação e à comunicação; a garantia do direito de acessibilidade para a efetivação da inclusão, permanência e sucesso dos profissionais; a eficiência da pessoa com deficiência inserida em um meio ambiente de trabalho equilibrado e inclusivo; e os aspectos introdutórios e relativos às adaptações razoáveis viáveis no contexto trabalho onde a pessoa com deficiência está inserida.