Nos dias 24 e 25, Boa Vista sediou o projeto “PerCursos: Em Defesa dos Direitos Humanos'', fruto de uma parceria entre o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e a Terra de Direitos. O evento ocorreu na Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr), com a participação de representantes de diversas entidades integrantes da rede de apoio a pessoas refugiadas e migrantes.
 
O projeto tem como objetivo a formação de defensores e defensoras de direitos humanos que atuam na temática migratória, de modo a fortalecer a articulação entre organizações e lideranças migrantes. A formação foi realizada de forma presencial, respeitando os códigos de segurança sanitária, como uso obrigatório de EPIs e distanciamento social.
 
Os promotores do evento e os participantes foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Ejurr, Dr. Erick Linhares, o qual deu as boas-vindas a todos e contribuiu com seus conhecimentos sobre o tema.
 
Para Deborah Grajzer, articuladora institucional do CDHIC, é de extrema importância que capacitações como esta ocorram em Boa Vista, considerando que o estado de Roraima é a porta de entrada para a maioria dos migrantes venezuelanos que ingressam no Brasil pela cidade fronteiriça de Pacaraima. Promover um espaço de formação e debate entre organismos internacionais, organizações da sociedade civil, lideranças migrantes e indígenas de atuação a nível local é fundamental para o reconhecimento desses atores enquanto defensoras e defensores de direitos humanos.
 
Já foram realizados encontros em São Paulo (SP), Manaus (AM) e ainda está prevista uma formação em Belém (PA), no início de 2022.
 
Para esta edição em Boa Vista, foram dois dias de formação, totalizando 12h de atividade.
 
Saiba mais sobre as organizações

Fundado em 2009, o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo promover, organizar, realizar e articular ações que visem à construção de uma política migratória respeitosa dos direitos humanos de imigrantes e pessoas em situação de refúgio.
 
Atua por meio de ações diretas em assessoria jurídica, social e em regularização migratória, bem como através de atividades de formação e publicação de material informativo, visando assim promover a sustentabilidade dos empreendimentos das pessoas migrantes e a garantia de condições dignas de trabalho a todos.

Acesse: https://www.cdhic.org.br

A Terra de Direitos é uma organização de Direitos Humanos que atua na defesa, na promoção e na efetivação de direitos, especialmente os econômicos, sociais, culturais e ambientais (Dhesca). A organização surgiu em Curitiba (PR), em 2002, para atuar em situações de conflitos coletivos relacionados ao acesso à terra e aos territórios rural e urbano. Atualmente, a Terra de Direitos incide nacional e internacionalmente nas temáticas de direitos humanos e conta com escritórios em Santarém (PA), em Curitiba (PR) e em Brasília (DF).

Acesse: https://terradedireitos.org.br