A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o “Curso de Formação de Formadores de Magistrados, nível 1, módulo 1, turma 2”. O público-alvo são magistrados e docentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), mas também são disponibilizadas vagas para magistrados de outros Tribunais. As aulas serão em formato de ensino à distância (EaD), via plataforma Moodle, e vão ocorrer no período de 13 de outubro a 12 de novembro.

As inscrições para o FOFO I estarão disponíveis até o dia 8 de outubro ou até o preenchimento total das vagas, 35 ao todo. Com carga horária de 24 horas, o curso terá aulas síncronas nos dias 18, 25 e 29 de outubro e 12 de novembro, das 9h às 11h. Aos interessados, as inscrições poderão ser feitas pelo Portal dos Magistrados ou então pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Magistrados externos interessados devem fazer as inscrições pelo e-mail acima, informando nome completo, número de CPF e o nome do Tribunal do qual é membro.

O curso
Com o objetivo de capacitar magistrados e servidores como formadores, o curso tem também a finalidade de proporcionar o desenvolvimento contínuo de competências profissionais referentes à docência e à organização do trabalho pedagógico de formação de magistrados, além de internalizar as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), aperfeiçoando a função de formador ao utilizar as metodologias ativas nas suas atividades docentes.

Corpo docente
O curso terá coordenação e tutoria do professor Gabriel Collaço, especialista em Docência pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e coautoria da coordenadora pedagógica do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da EMERJ, Simone Cuber Araujo Pinto, doutora em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serão docentes nas aulas síncronas a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; os juízes Luiz Marcio Victor Alves Pereira, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, Maria Cristina de Brito Lima, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Vladimir Santos Vitovsky, doutor em Direito, Justiça e Cidadania do Século XXI pela Universidade de Coimbra; o pedagogo Erisevelton Silva Lima, doutor em Educação pela Universidade de Brasília; o professor Gabriel Henrique Collaço; e a coordenadora pedagógica do DEAMA, Simone Cuber Araujo Pinto.

O presidente do Comitê Gestor de Competências do Tribunal de Justiça do Paraná (PR), desembargador Roberto Portugal Bacellar, mestre em Direito Econômico Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, também será um dos docentes do curso.
 
Módulos
Os módulos do curso terão uma parte expositiva dialogada na qual os formadores apresentarão, em aulas ao vivo (síncronas) e gravadas (assíncronas), os aspectos teóricos e práticos da atuação como formador de magistrados. Nas aulas on-line, será aberta aos participantes a possibilidade de debaterem em torno dos temas pertinentes à formação de magistrados e de realizarem atividades práticas.

Para mais informações, como a programação completa do curso, acesse: Para se inscrever nesse encontro, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/magistrados/cursos/2021/formacao-de-formadores-nivel1-modulo1-turma2/formacao-de-formadores-nivel1-modulo1-turma2.html.

Fonte: DECOM/EMERJ