A Ejurr vai realizar palestra on-line com o tema “E se fosse seu filho?”, que aborda experiências sobre deficiências e inclusão, no dia 17 de maio, no horário das 16h às 17h, com Rosana Martinez, fundadora e presidente da Associação de Doenças Neuromusculares e Raras de Mato Grosso do Sul-ADONE.

 

A palestra tem como objetivo contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência na vida social, além de conscientizar e sensibilizar o público sobre o tratamento adequado e a convivência com as pessoas com deficiência, desmistificar os preconceitos, apresentar as dificuldades diárias enfrentadas pelas pessoas com deficiência e seus familiares e explicar o papel de cada um na inclusão de pessoas com deficiência em qualquer ambiente.

 

O evento atende à Resolução CNJ. n 343/2020, que institui condições especiais de trabalho para magistrados(as) e servidores(as) com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessa mesma condição e que trata, nos artigos 6º e 7º, da necessidade de ações formativas, de sensibilização e inclusão, e cursos voltados ao conhecimento e à reflexão sobre questões relativas às pessoas com deficiência e seus direitos.

 

A palestrante, Rosana Martinez, é Graduada em Letras e Literatura pela UNIDERP e Pós-Graduada em Gestão Pública pela UEMS. Tem MBA em Gestão para o Terceiro Setor com Foco em Doenças Raras pela Fundação Instituto de Administração-FIA/USP. Além de fundadora e presidente da Associação de Doenças Neuromusculares e Raras de Mato Grosso do Sul-ADONE, é membro fundadora do coletivo nacional Aliança Distrofia Brasil-ADB, que reúne todas as instituições representativas de distrofias musculares no Brasil. É também Agente Social em Acessibilidade, certificada pela AVAPE/SP e autora do livro “Milagre aos Pedaços” (disponível em: https://www.distrofiabrasil.org.br/post/milagre-aos-peda%C3%A7os), que relata a experiência de sua família com o diagnóstico de seu filho caçula, acometido de uma doença rara e degenerativa que provoca deficiência severa.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade, com transmissão ao vivo por meio do canal da Ejurr na platarforma YouTube, no link https://www.youtube.com/channel/UCus7Q8FiVNnwhv6uT5q-2UA.
 

Os interessados em receber o certificado pela participação na palestra devem efetivar a inscrição até o dia o dia 16 de maio, pelo site ejurr.tjrr.jus.br. Independentemente de inscrição, qualquer pessoa poderá acompanhar a transmissão.