O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Pesquisas Jurídicas, vai realizar, na partir da próxima quinta-feira (6), uma série de eventos que vão reunir a comunidade científica e o Sistema de Justiça para debater resultados de pesquisas promovidas pelo Conselho e metodologias de investigação empírica no campo do direito.

 

O evento inaugural vai começar às 16h, com a apresentação de painel sobre “A produção de dados e de pesquisas empíricas aplicadas”. Os demais seminários ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 17h às 19h.

 

Os eventos têm como objetivo a discussão de pesquisas voltadas ao Poder Judiciário e a troca de experiências entre servidores e servidoras públicos, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes e interessados(as) em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.


Dentre os temas a serem abordados, será possível conhecer pesquisas inéditas sobre diversos temas, tais como: ações possessórias coletivas e as alterações do Código de Processo Civil; as influências recíprocas entre mídia e sistema de justiça criminal; as inter-relações entre encarceramento e atuação da justiça nos territórios de vulnerabilidade social; e a judicialização dos benefícios previdenciários e assistenciais.

 

Esses e demais debates sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário estarão na pauta, permitindo assim, ao longo dos Seminários, promover um espaço de debates e reflexões acerca das pesquisas voltadas às políticas judiciárias.


Os eventos serão transmitidos pelo YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/user/cnj.