Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21 de setembro, a Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr), em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Roraima (CPAI/TJRR), promoverá na próxima terça-feira, 29, uma Roda de Conversa On-line, com o tema Do luto para a luta.

O evento tem como objetivo discutir a importância de sair do luto - do vitimismo e dos sentimentos de inferioridade em virtude de alguma limitação física e sensorial - e ir à luta, conquistando espaço, aproveitando oportunidades e mostrando as capacidades que as pessoas com deficiência possuem e que são ampliadas por meio da acessibilidade e do respeito.

A Roda de Conversa on-line será mediada pela presidente da CPAI, desembargadora Tânia Vasconcelos, e contará ainda com a participação de outros membros da Comissão: Perla Martins, psicóloga, Aldair Ribeiro e Vera Sábio, técnicos judiciários e Paulo César Torres, analista judiciário – Análise de Sistemas.

Entre as questões a serem tratadas estão as deficiências emocionais provocadas pela depressão, ansiedade e síndrome do pânico, políticas públicas essenciais para a inclusão das pessoas com deficiência, além da apresentação de algumas experiências vividas por quem possui deficiência física.

O evento será transmitido no dia 29 de setembro, a partir das 10 horas, horário local (11 horas - horário de Brasília), por meio dos canais oficiais da Ejurr (Facebook, Instagram e Youtube).