Durante essa semana servidores do Tribunal de Justiça de Roraima participaram do Curso de Gestão Cartorária, uma iniciativa da Escola do Poder Judiciário, que teve por objetivo otimizar o trabalho cartorário e definir estratégias para o estabelecimento de rotinas e padronização de procedimentos. Os servidores Alexandre Trindade e Zilva Farias foram os instrutores do treinamento.

Entre os principais assuntos abordados no curso estão: causas gerenciais de morosidade na prestação jurisdicional; gerenciamento de processos, demandas e rotinas por meio do sistema Projudi; melhores práticas para agilização de trâmite processual (digitalização, juntada de documentos); cálculo de demanda para gestão de processos; perfis de analista judiciário e técnico judiciário; padronização e racionalização de rotinas adequadas à prestação jurisdicional.

Para o servidor José Cisnormando, diretor de secretaria substituto da 2ª Vara do Júri, a capacitação foi válida pois deu um direcionamento aos servidores sobre os serviços cartorários. “O curso nos trouxe contribuições tanto em relação à organização do cartório como força de trabalho, rotinas dos sistemas, condutas que podem ser adotadas para eficiência e eficácia do serviço trazendo inclusive mais experiência para os setores que pode ser agregada no dia a dia”, afirmou.