Uma análise dos dados processuais de casos de feminicídio ocorridos nos últimos cinco anos em Roraima

Sumário: 1. Introdução. 2. Metodologia. 3. Até que a Morte nos separe. 4. Resultados. 5.Considerações finais. 6. Referências.

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar dados processuais e informações relacionadas aos conflitos das relações íntimas afetivas que culminaram com mortes ou tentativas de mortes violentas de mulheres no âmbito doméstico e familiar, perquirindo a presença e a frequência de fatos, situações e condições peculiares de casos de feminicídios, tentados e consumados, ocorridos nos últimos cinco anos em Roraima, de forma a identificar quais situações presentes em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher são representativas ou indicativas de fatores de risco de feminicídio no Estado.

Palavras Chave: feminicídio, Roraima, violência doméstica, morte, fatores de risco.


Autoras:

Aurilene Moura Mesquita

 

Graduada em Pedagogia pela UFRR'2005, Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos. Analista Judiciária- Pedagoga- do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, servidora lotada na Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar do Poder Judiciário.
 

Cristina Maria Sousa dos Santos

 

Graduada em Direito, Pós-Graduada em Gestão Pública do Poder Judiciário, Técnica Judiciária lotada no Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica.
 

Suelen Márcia Silva Alves

 

Graduada em Direito - 2008, Especialista em Direito Público - 2009, Ingressou na Magistrada em 2016, Coordenadora das Ações de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.



CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA